A Realfio orgulha-se de integrar, pelo terceiro ano consecutivo, o Relatório de Sustentabilidade do Setor Têxtil e do Vestuário (STV) Português, uma iniciativa promovida pelo CITEVE, no âmbito do projeto BE@T – Bioeconomia Sustentável, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Única representante no setor das linhas de costura industriais, a Realfio contribui ativamente para esta iniciativa de reporte anual, que reúne informação consolidada de diversas empresas do STV nacional, com o objetivo de traçar um retrato quantitativo e qualitativo do desempenho ambiental, social e de governança (ESG) da indústria portuguesa (2024 é já o 6º de amostragem).
Este relatório visa não só medir o impacto das práticas implementadas, mas também destacar iniciativas concretas que impulsionam a sustentabilidade, promovem a circularidade, reduzem a pegada de carbono e incentivam a inovação tecnológica em toda a cadeia de valor.
“Enquanto empresa com mais de 40 anos de experiência na produção de linhas de costura, acreditamos que o futuro do setor passa pela medição rigorosa, pela colaboração interempresarial e pela adoção de práticas sustentáveis assentes em dados concretos. A participação neste relatório é parte integrante da nossa estratégia ESG e da nossa visão de longo prazo.”
A nossa participação é uma extensão do compromisso concreto e manifesto da Realfio com a sustentabilidade, a transparência e a melhoria contínua no que concerne aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com os quais nos temos empenhado em afirmar, em particular com os que promovem educação de qualidade, trabalho digno, igualdade de género, redução das desigualdades e comunidades mais resilientes. Reforçamos, assim, o nosso papel como agente ativo na transição para uma indústria têxtil mais responsável, resiliente e alinhada com os princípios da bioeconomia.
» Saiba mais sobre o Projeto BE@T e a nossa abordagem à sustentabilidade aqui.

